É difícil lembrar de um tempo antes dos memes existirem na internet. Altamente relacionáveis e 100% divertidos, os memes rapidamente tomaram conta de nosso cenário digital. E é justo dizer que eles também se infiltraram no setor imobiliário.

Eric Simon, um agente de vendas da Compass com sede em Los Angeles, viu uma oportunidade de preencher o vazio do meme imobiliário e também aproveitar o humor de seus negócios. Assim, ele criou The Broke Agent (link is external), uma marca de mídia focada em fornecer conteúdo de qualidade para o entretenimento de profissionais do setor imobiliário.

“Percebi que o setor imobiliário anseia por algo que seja visto como ‘diferente’ ou ‘nervoso’ ‘”, diz Simon. “O riso permite que as pessoas escapem do inferno diário de um trabalho apenas com comissão e permite que pensem: ‘Ei, há alguém lá fora experimentando isso!'”

Antes de ser agente, Simon já estava misturando humor em seu trabalho de marketing para o clube de comédia The Laugh Factory, em Hollywood. Mas foi a fusão de imóveis e mídias sociais que acabou sendo o lugar perfeito para Simon expressar seu senso de humor para um público relativamente inexplorado. Embora ele não tenha promovido “Eric Simon, o corretor de imóveis” em sua página de entretenimento, Simon diz que “ser” o Broke Agent ajudou a expandir sua rede e relacionamento com outros agentes.

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A marca de Simon reuniu um grande número de seguidores – mais de 300.000 fãs em todas as principais plataformas sociais – e abrange diversos meios criativos: memes originais (link is external), quadrinhos, e-books (link is external), vídeos (link is external), e oportunidades de falar.

No entanto, antes de seguir os passos de Simon ao criar conteúdo compartilhável na Internet como memes, é importante considerar o Código de Ética da NAR e as leis de direitos autorais apropriadas (consulte a barra lateral). Os consumidores também precisam ser levados em consideração na equação: com acesso a muito mais informações do que nunca, não é surpresa que os consumidores estejam se concentrando mais na presença on-line de um profissional para determinar se desejam trabalhar com eles. Portanto, não importa qual conteúdo esteja sendo compartilhado, os profissionais devem manter um nível de profissionalismo e sensibilidade para qualquer público que possa estar procurando, diz Kate Lawton, vice-presidente de experiência de membro da Associação Nacional dos REALTORS®.

“Os consumidores querem confiar no agente que os representa e no tipo de pessoa que são”, diz Lawton. “Mesmo que o profissional tenha contas pessoais e comerciais separadas online, ele precisa estar ciente de que os consumidores podem ver seus comentários pessoais e considerá-los reflexos de seus negócios”.

Profissionais do setor imobiliário podem aprender muito com alguém que administra uma marca on-line cômica. Aqui estão as lições que Simon aprendeu em sua experiência como magnata dos memes:

Mantenha-se atualizado de uma maneira divertida. “Compartilhar um meme é a maneira perfeita de parecer relacionável e aparecer no feed das pessoas sem incomodá-las”, diz Simon. Embora seja bom compartilhar seus sucessos imobiliários, nem sempre é tão interessante para o seu público. O humor é sempre interessante, acrescenta. “Criar memes relacionados ao setor é uma das formas mais fáceis e eficazes de marketing, porque resulta em risos e engajamento”.

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Seja atencioso em seu conteúdo. “Uma variedade de posts é o fator chave para o crescimento [dos negócios]”, diz Simon. O humor eficaz também depende do meio. Algumas piadas são mais eficazes na forma de um tweet, enquanto outras são melhores como memes, esboços ou quadrinhos. Os diferentes estilos e plataformas através dos quais são compartilhados é o que mantém as pessoas interessadas, seguindo e compartilhando.

Desenhe a partir de conceitos da vida real. Simon diz que suas experiências cotidianas no setor o ajudaram a ter novas idéias. “Sempre que tenho uma experiência embaraçosa ou algo que acontece de maneira consistente, eu a escrevo. Dessa forma, posso olhar para trás e ver se consigo transformá-la em um tweet engraçado, imagem, vídeo ou talvez até um esboço de formato longo”.

Evite a política. Não entre em tópicos divergentes, mesmo que seja uma piada. “Eu tento limitar os memes com figuras políticas”, diz Simon. “Eu acho que é definitivamente importante para agentes e corretoras evitar postagens e memes políticos, para que eles não alienem metade de sua audiência ou clientela potencial”.

Não poste conteúdo que possa ser atribuído a uma transação ou cliente específico. “Estou muito ciente do que posto e do momento”, diz Simon.

Aprenda a ser adaptável. “Você não pode se casar com uma plataforma ou tipo de publicação específico”, diz Simon. Sites de mídia social e estilos de postagens aumentam e diminuem em sua popularidade. Verifique se o seu conteúdo evolui consistentemente com a tecnologia e as plataformas que se tornam disponíveis. “Por exemplo, passamos muito mais tempo fazendo histórias no Instagram e TikToks à medida que o foco mudou nas postagens de feed”, diz ele. “Como o personagem de Brad Pitt em Moneyball diz, ‘Adapte-se ou morra'”.

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